Lançada pela primeira vez pela Samsung em 2009, tecnologia que permite telas dobráveis vem se tornando realidade
Pesquisadores da Samsung Advanced Institute of Technology, na Coréia do Sul, anunciaram um protótipo de tela dobrável e sensível ao toque. O display de AMOLED não possui emenda, ou seja, a marca que deveria haver na dobra da tela é praticamente imperceptível e oferece um bom espaço de visualização para os usuários.
A empresa lançou o display dobrável em 2009, quando revelou uma tela OLED capaz de se dobrar ao meio, mas ela criava um vinco e deixava uma marca no meio da dobra.
Se a tela ainda está distante de virar realidade em larga escala, os testes são no mínimo animadores. A Samsung informou que a nova tela, feita por meio de uma fórmula elástica que combina borracha de silicone, dois painéis AMOLED e uma proteção de vidro, não permite que o produto crie qualquer tipo de marca ou vinco quando dobrado.
De acordo com os engenheiros da Samsung, o display foi dobrado mais de 100 mil vezes, com uma perda de apenas 6% no brilho da tela.
O Tecmundo publicou uma notícia sobre um conceito dobrável da Fujitsu que poderia ser usado como e-book, tablet ou notebook. A ideia do produto, desenvolvido por Hao-Chun Huang, parecia estar distante da realidade, mas a demonstração da Samsung dá conta de que produtos do gênero podem estar mais próximos da realidade do que parecem.
Sobre a possível comercialização do produto para o consumidor final, a Samsung declarou que as pesquisas irão continuar e, em dois anos, devem estar liberados. Esse prazo é para novos materiais serem produzidos. Desde 2009, a Samsung vem pesquisando, em seu Instituto, novas telas.
De acordo com o site OLED-info, a tela deve ser usada em smartphones, e como a Apple é uma das maiores consumidoras de peças da Samsung, estima-se que, futuramente, o novo display dobrável seja aplicado a alguns dispositivos da Apple, como iPhones e iPads.
Fonte: Lazer Tecnologia